segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Primeira consulta de radioterapia

No início de setembro de 2008, tive a minha primeira consulta de radioterapia. Médico novo para acompanhar todo este processo, procedimentos novos.

Antes de ir à primeira consulta, já eu tinha andado a cuscar sobre os possíveis efeitos secundários da radioterapia e não me tinham agradado por aí além. Se noutra zona do corpo poderá ter efeitos mais leves, sobretudo ao nível da pele, no caso da parótida a coisa muda de figura (é certo que os da efeitos secundários da quimioterapia são mil vezes piores, mas estes também não eram lá muito simpáticos).

Para além dessas dermatites (eritema, formação de bolhas, descamação e até necrose) comuns à radioterapia noutras regiões do corpo, os efeitos secundários da radioterapia na parótida podem ir de mucosites (boca cheia de feridas e afins), infeções fúngicas e bacterianas na boca, a xerostomia (boca seca, saliva mais espessa e viscosa e todos os males que daí advêm como a propensão para o aparecimento de cáries - sem poderem ser tratadas - e por aí fora), e queda do cabelo definitiva (nunca mais voltaria a nascer) na zona irradiada (nesta altura comecei a rezar para que a zona irradiada não apanhasse zonas do cabelo, ou pelo menos zonas do cabelo visíveis)...

O médico, o dr Eduardo Neto, não me escondeu nenhum deles. Disse que possivelmente eu iria ter de pôr baixa, pois iria ser complicado dar aulas a partir da segunda semana de tratamento, coisa que me deprimiu mais um pouco. Mas adiante.

O primeiro passo, era ir ao dentista. Não que precisasse na altura, mas faz parte do procedimento pré-radioterapia. Quando já estivesse despachada desse campo, iria lá ter com ele e dávamos então início a tudo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada por este relato tão pessoal e que tanto ajuda a quem passa pelo mesmo. Em Abril de 2009 também passei pelo mesmo e tive o apoio maravilhoso de toda essa equipa de Cirurgia da Cabeça e Pescoço do IPO. Em 2013 voltou e todo o medo e angústia voltam.

Ana Ferreira disse...

Diz-se mucosite oral e não musocites.

Mrs Fane disse...

Ana Ferreira, agradeço a correção. Foi mesmo uma troca por distração. :)