segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Os efeitos da radioterapia na minha pele

A partir, mais ou menos, da vigésima sessão e até ao fim foi sempre a piorar. A pele começou a ficar saturada de tanta radiação e, apesar da pomada fazer milagres, começou a ficar dorida e de um tom vermelho escuro, quase roxo. E aquelas zonas onde a pomada não assentava tão bem, como a orelha, começaram a ficar em ferida. Portanto, dormir para aquele lado passou a ser impossível. Já para não falar de uma zona muito atrás do pescoço na qual eu desconhecia que ali também incidiam as radiações. Não aplicava ali pomada desde o início e quando dei conta estava em carne viva. E por este exemplo se vê o que aconteceria se não fosse a diária aplicação da pomada. Por acaso, durante os tratamentos, vi pessoas que tinham a pele numa lástima, sobretudo pessoas mais velhas. E isto porque, apesar das indicações do médico, só começaram a aplicar a pomada quando a pele começou a ficar muito muito vermelha. Felizmente, quando a coisa começou a ficar bem pior, o médico receitou-me uma pomada mais forte - a Betnovate - para aplicar juntamente com a outra e as coisas começaram a melhorar. Mas eu já andava a arrastar-me e sentia um desconforto total.

Na escola, quando a pele começou a ficar mais escura, alguns alunos perguntaram-me o que é que eu tinha na pele. Eu respondi que era uma alergia e eles na sua inocência acreditaram e não fizeram mais perguntas.

1 comentário:

JU disse...

O meu pai começa na Quinta feira. Espero que corra tudo bem*

Bjinhos